Os curtos-circuitos são acidentes elétricos que podem causar sérios danos ao sistema elétrico do local. Eles são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.
O curto-circuito elétrico ocorre quando há uma passagem elevadíssima de corrente elétrica em um circuito que não esteja preparado para receber tal carga. Um exemplo simples para esta situação é quando um fio metálico é colocado em uma tomada: o resultado é um curto-circuito que pode tanto ser de baixo nível como violento, com estrondos, explosões e faíscas. Vale ressaltar que o curto-circuito é um dos principais causadores de incêndios em instalações elétricas mal construídas ou mal conservadas, que possuem constante movimentação elétrica. Normalmente, erros de dimensionamento e fios desencapados são os maiores provocadores de curtos-circuitos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
O resultado de um curto-circuito pode ser dano ao aparelho, choques elétricos e até mesmo um incêndio.
1.Verifique as tomadas antes de usar;
2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los;
3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades;
4. Solicite uma manutenção no disjuntor;
5. Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.
Sabia que o seguro empresarial e residencial tem cobertura para curto circuito? Além de recuperar quando acontecer, possui assistências que irão te ajudar a previnir.
Comentarios